Carbono e Silica enriquecem o Aquafert

 

O Aquafert é um produto rico em Carbono e Sílica. O carbono auxilia na fertilização orgânica do meio potencializando o desenvolvimento de uma microbiota estável que realiza a ciclagem da matéria e auxilia nas reduções do uso de água e menor risco de introdução e disseminação de doenças em sistemas de cultivo, bem como a possibilita do uso de dietas com níveis reduzidos de proteína. A sílica (SiO2) é importante para o cultivo de camarão pois esse fertilizante normalmente é utilizado em viveiros, porque estimula o desenvolvimento de microalgas que servem de alimento natural.

Nas fazendas de camarão marinho da região Nordeste do Brasil são utilizados fertilizantes inorgânicos para a geração de alimento natural. Esses produtos possuem um elevado valor de mercado, pois muitos não são utilizados apenas para a aquicultura, e concorrem com a demanda de outros setores.

O uso dos fertilizantes para o manejo das microalgas ao longo do período de cultivo melhora a produtividade dos viveiros. A presença de alimento natural nos ambiente de cultivo reduz a demanda de alimento artificial e, como consequência, diminui a degradação da qualidade da água. A boa qualidade da água favorece o crescimento dos camarões, diminui a necessidade de trocas, além de minimizar o impacto dos efluentes nos corpos hídricos adjacentes.
Um grupo de fitoplâncton desejável em viveiros é o das diatomáceas, pois este é o grupo de microalgas mais importante para os camarões. As diatomáceas apresentam uma parede celular composta por sílica, que é mais vulnerável às enzimas digestivas do que aquelas compostas por celulose, como é o caso dos demais grupo de microalgas. Desse modo, a fertilização com um produto rico em sílica estimula o desenvolvimento de diatomáceas.

Em viveiros onde a concentração de diatomáceas é maior, o crescimento dos camarões é mais rápido, possibilitando a redução da oferta de ração, consequentemente diminuindo a probabilidade de acúmulo de matéria orgânica, que leva a perdas econômicas e problemas de qualidade da água e do solo.

Fragmentos de textos retirados do artigo de BRITO, L. O.; DANTAS, D. M. M.; PEREIRA NETO, J.B.; SOARES, R.; OLIVERA, A. Efeito de duas estratégias de fertilização sobre a composição do fitoplâncton no cultivo de Litopenaeus vannamei. Arq. Ciên. Mar, Fortaleza, v. 42, n.1, p. 30 – 35, 2009.

 

 

 

 

 

 

 

 

CMM - Sites em Blumenau e-commerce